quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Anthony Green

Nascia a 30 de setembro na Inglaterra, em 1939, o pintor Anthony Green. Em suas obras usa composições poligonais e formas irregulares. Estudou na França e foi eleito membro da Academia Real em 1971. Seus trabalhos têm sido premiados e sua obra integra diversas coleções de museus em todo o mundo, com por exemplo, o Tate Gallery e o Museum of Fine Arts of Boston.
Arte em destaque: 40º aniversário de casamento II. 2002-2004. © Anthony Green. ‪#‎Historiadaarte‬ ‪#‎Arte
 
 

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Michelangelo Merisi da Caravaggio

Nascia a 29 de setembro em Milão, em 1571, o pintor Michelangelo Merisi da Caravaggio. Atuante em Roma, Malta, Sicília e Nápoles, foi o primeiro grande representante do estilo barroco, pintando temas religiosos, mitológicos e modelos humanos que posavam para ele. O impacto realista de suas obras, os efeitos de iluminação e a maestria no uso das cores o colocam como um dos maiores pintores de todos os tempos.
Artes em destaque: Baco. Circa 1593/1597. Óleo sobre tela. 85 x 95 cm. © Uffizi Gallery. Florença.
A adivinha. Circa 1596/1597. Óleo sobre tela. © Museu do Louvre. Paris. ‪#‎Historiadaarte‬ ‪#‎Arte


segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Alexandre Cabanel

Nascia a 28 de setembro de 1823 em Montpellier (França), o pintor Alexandre Cabanel. Representante do Neoclassisismo Acadêmico, foi professor de Almeida Júnior, Rodolfo Amoedo, António da Silva Porto, dentre outros grandes mestres da pintura acadêmica brasileira no período em que estes estiveram por lá. Cabanel dedicou-se a retratar temas mitológicos, religiosos e históricos, desenvolvendo excelentes aquarelas.
Arte em destaque: Morte de Francesca da Rimini e Paolo Malatesta. 1870. Óleo sobre tela. 184 x 255 cm. Musée d’Orsay. França. ‪#‎Historiadaarte‬ ‪#‎Arte

domingo, 27 de setembro de 2015

Dia Mundial dos Rios

Comemora-se no último domingo de setembro o Dia Mundial dos Rios. A data, que em 2015 é celebrada no dia 27 de setembro, é um chamariz para (re)conhecermos e enfatizarmos a importância de rios limpos e saudáveis, bem como a proteção de nascentes e mananciais. São muitas as dificuldades que rios poluídos impõem à população humana e ao desenvolvimento da biodiversidade aquática e terrestre, sendo que a responsabilidade de mantê-los limpos e fiscalizar ações de órgãos públicos de preservação é de todos nós. Não seja conivente com o descaso. Denuncie despejos de esgotos industriais, residenciais e de resíduos sólidos nos corpos d’água e nascentes aos órgãos responsáveis ou ao Ministério Público. Escolha seu rio e se permita encantar pelo movimento das águas e toda magia de vida que brota da sua pureza.
Artes em destaque: Fotografias. Rio São Francisco. Parque Nacional da Serra da Canastra. 2009 © Joviniano Netto. ‪#‎Diamundialdosrios‬ ‪#‎Worldriversday
 

Edgar Degas: um dos maiores artistas do mundo

Falecia a 27 de setembro em Paris, em 1917, Edgar Degas, um dos maiores artistas do mundo. Considerado uma ponte entre a arte clássica e moderna, atuou com maestria no campo do desenho, da pintura, da escultura e, mais tarde, da fotografia. Teve como inspiração para a realização de seus primeiros trabalhos os artistas Eugène Delacroix e Jean-Auguste-Dominique Ingres, recebendo deste último o seguinte conselho: “siga as linhas”. Expôs inicialmente com Berthe Morisot, Monet e Renoi...r no Salão de Paris de 1865. Seus trabalhos possuem pinceladas rápidas e uso de cores puras, ligando-se ao movimento dos impressionistas. Embora misturasse o estilo impressionista com inspirações conservadoras, sobretudo as do Renascimento italiano e do Realismo francês, Degas não adaptou a gama de cores que os impressionistas usavam e criticava abertamente a técnica “plein air”. Numa de suas declarações disse: “Se fosse o governante, teria uma brigada especial de policiais para vigiar artistas que pintam paisagens observando a natureza...”. Foi financiado pelo galerista Paul Durand-Ruel e sua obra está entre as mais apreciadas atualmente.
Artes em destaque:
A aula de dança. 1873/1875. Óleo sobre tela. 85 x 75 cm. © Musée d'Orsay. França.
A classe de dança. 1873/1876. Óleo sobre tela. 85 x 75 cm. © Musée d’Orsay. França.
A banheira. 1886. © Musée d’Orsay. França.
Músicos na orquestra. 1872/1876. Óleo sobre tela. 49 x 69 cm. © Städel.
Ensaio de ballet no palco. 1864. Óleo sobre tela. © Musée d'Orsay. França.
A estrela. 1876/1878. Pastel. © Philadelphia Museum of Art. EUA.
Mulher passando roupa. 1876/1887. Óleo sobre tela. National Gallery of Art. Londres.
A primeira bailarina. Circa 1878. Pastel. 58 x 42 cm. © Musée d’Orsay, França.
Cavalos de corrida diante das tribunas. 1869/1872. 46 x 61 cm. Musée d’Orsay. França.
Bailarinas sobre a barra. 1888. Óleo sobre tela. 130 x 97 cm. © Phillips Collection.
Dançarinas atando os sapatos. 1893/1898. 70 x 200 cm. © Cleveland Museum of Art. EUA.
Os jovens espartanos fundando uma cidade. Circa 1860. © National Gallery. Londres.
O absinto. 1873. Óleo sobre tela. 92 x 68,5 cm. © Musée d’Orsay. França. ‪#‎Historiadaarte‬ ‪#‎Arte‬ ‪#‎Degas
 











 

sábado, 26 de setembro de 2015

Jean-Louis André Théodore Géricault: pintor da loucura, da doença e do desespero

Nascia a 26 de setembro de 1791 em Ruão, o pintor Jean-Louis André Théodore Géricault. Representante do Romantismo, realizou cópias de Caravaggio, Rubens e Velásquez, estudou com afinco os trabalhos de Rafael e Michelangelo e ganhou medalha de ouro da Academia no ano de 1812. Retratou temas como loucura, doença e desespero como poucos a seu tempo.
Arte em destaque: A balsa de Medusa. 1818 e 1819. Óleo sobre tela. 491 x 716 cm. © Museu do Louvre. Paris. ‪#‎Historiadaarte‬ ‪#‎Arte

Lewis Wickes Hine

Nascia a 26 de setembro de 1874 em Oshkosh, Wisconsin (EUA), o fotógrafo Lewis Wickes Hine. Pioneiro no campo da fotografia documental, realizou trabalhos investigativos e contribuiu para a mudança nas leis de trabalho infantil em seu país. Foi fotógrafo oficial do Empire State Building e da Cruz Vermelha. Embora seus registros sejam importantíssimos, Hine teve dificuldades em vida para ganhar dinheiro com suas fotografias, morrendo na pobreza extrema em 1940. Cerca de 5 mil fotos integram o acervo da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.
Arte em destaque: Power house mechanic workin on steam pump. Fotografia. 1920. ‪#‎Historiadaarte‬ ‪#‎Arte‬ ‪#‎Fotografia
 

Sergio Valle Duarte: representante de peso da tradição surrealista na fotografia

Nascia a 26 de setembro de 1954 em São Paulo o artista e fotógrafo Sergio Valle Duarte. De tradição surrealista, aderiu ao grupo dos Filtranistas fundado por Joseph Pace. Trabalhou como fotógrafo freelance de grupos musicais e seus trabalhos, dos mais variados, integram importantes coleções de museus no Brasil e no exterior. Uma das maneiras como Duarte autentica suas obras é pondo a impressão digital do polegar sobre o papel fotográfico.
Arte em destaque: Avenida Vieira Souto – Lagoa Rodrigo de Freitas. Fotografia. 1985. © Sergio Valle Duarte. #Historiadaarte #Arte

Mabel Berzano: desenhista, pintora e gravurista da Argentina

Arte em destaque: Tango desnudo. 2015. Água-forte. Exemplar 13/30. Autora: Mabel Berzano - Buenos Aires, Argentina. Coleção particular, Brasil.

Luís Gómez: muralista de Montevideu

Arte em destaque: Cero. 2015. Colagem e pintura sobre papel. Autor: Luís Gómez - Montevideu, Uruguai. Coleção particular, Brasil.
 

August Rodin: pai da escultura moderna

August Rodin foi um escultor francês considerado o pai da escultura moderna. De educação tradicional, desejou o reconhecimento acadêmico e apesar de não ter sido aceito na principal escola de artes de Paris, a Grand École, desenvolveu um estilo peculiar bastante apreciado e tornou-se um escultor de destaque em seu tempo. Temas mitológicos e alegóricos influenciaram sua produção artística. Trabalhou como decorador e dentre suas esculturas de maior destaque merecem ser citadas:... “O Beijo” (feita inicialmente em mármore e cujo título original era Francesca da Rimini); “O Pensador” (da série Porta do Inferno, do Museu de Artes Decorativas); “Retrato de Balzac”; “A Idade do Bronze”; “A Eterna Primavera”; e “Gênio do Repouso Eterno”.
Artes em destaque: “O Beijo” (versão em bronze), “O Pensador” e “A Idade do Bronze”. Fotos: autoria desconhecida.




sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Mark Rothko: mestre da pintura do campo de cor

Nascia a 25 de setembro em Daugavpils, em 1903, o pintor Mark Rothko. Apesar de rejeitar o rótulo, foi considerado um pintor expressionista abstrato, ocupando lugar de destaque na Escola de Nova York e tendo como influência o mestre Henri Matisse. Intelectual e culto, Rothko realizou obras surrealistas, sendo citado pelo crítico de arte Clement Greenberg como o criador de uma forma meditativa de pintar chamada de “pintura do campo de cor”. Suas obras são muito apreciadas e têm alcançado altos valores no mercado internacional de arte.
Arte em destaque: N.13. Branco, vermelho sobre amarelo. 1958. Óleo sobre tela. 242,2 x 206,7 cm. © Metropolitan Museum of Art. EUA. #Historiadaarte #Arte


quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Suzanne Valadon

Nascia a 23 de setembro em Bessines-sur-Gartemp (França), em 1867, a pintora Marie-Clémentine Valade, conhecida como Suzanne Valadon. Pós-impressionista, foi modelo para Renoir, Toulouse-Lautrec e Puvis de Chavannes. Grande pintora com estilo que precede o cubismo em Paris, mãe do pintor Maurice Utrillo, criou desenhos sob a custódia de Edgar Degas. Foi a primeira mulher a ingressar na Société Nationale des Beaux-Arts.
Artes em destaque: Nus. 1919. Óleo sobre papelão. 44 x 31 cm. © MASP. Brasil.
Le lancement du filet. 1914. Óleo sobre tela. © Musée des Beaux-arts de Nancy. ‪#‎Historiadaarte‬ ‪#‎Arte
 

 

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Charles Henri Joseph Leickert

Nascia a 22 de setembro em Bruxelas (Bélgica), em 1816, o pintor Charles Henri Joseph Leickert. Estudou na Escola de Haia, tendo como mestres os pintores Andreas Schelfhout, Bartholomeus van Hove e Wijnand Nuijen. Referência na pintura de paisagens, tornou-se membro da Real Academia de Amsterdã.
Arte em destaque: Paisagem urbana. 1856. Óleo sobre tela. 87 x 119 cm. © Hermitage Museum. #Historiadaarte #Arte
 

Alessandro Allori

Falecia no dia 22 de setembro de 1607 o pintor Alessandro Allori, também conhecido como Alessandro Bronzino. Discípulo de Miguel Ângelo e Bronzino, estudou em Roma e é considerado um dos grandes mestres da pintura histórica e do retrato na Itália.
Arte em destaque: Autorretrato. Circa 1555. Óleo sobre painel. 60 x 47 cm. © Uffizi Gallery. Florença, Itália.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Ludovico Cardi

Nascia a 21 de setembro na Toscana (Itália), em 1559, o pintor Ludovico Cardi (Cigoli), importante representante do Maneirismo e do início do Barroco. Trabalhou em Florença e em Roma, tendo como pupilos os pintores Andrea Comodi, Antonio Lelli, Giovanni Aurelio Lomi, Giovanni Biliverti, Pietro Medici, Domenico Fetti, dentre outros.
Artes em destaque: Ecce Homo. 1607. Óleo sobre tela. 175 x 135 cm. © Galeria Palatina. Itália.
O sacrifício de Isaac. Circa 1607. Óleo sobre tela. 175,5 x 132,2 cm. © Pitti Palace. Itália.
 

 

21 de setembro: Dia da Árvore

Comemora-se hoje no Brasil o Dia da Árvore, data que marca a importância da preservação e de ações que contemplem a melhoria ambiental por meio do plantio de mudas e sensibilização das pessoas. Na véspera da primavera, estação mais colorida do ano, o dia da árvore nos convida a refletir sobre nossa responsabilidade no meio ambiente. O clima de lugares arborizados é mais agradável, a qualidade do a...r é melhor, a poluição sonora é menor e as pessoas vivem mais satisfeitas quando são cercadas por ambientes saudáveis. A energia de uma árvore frondosa é tão grande que no tai chi chuan, por exemplo, abraçá-la constitui-se numa técnica altamente recomendada. É preciso que observemos a natureza e combatamos as queimadas, o desmatamento e o uso de madeira ilegal. Mais que isto, é necessário que nos sintamos parte da natureza e nos empenhemos em conservá-la.
Arte em destaque: A grande árvore. Autor: Chaim Soutine. 1942. Óleo sobre tela. 99 x 75 cm. © MASP. Brasil. #Diadaarvore
 
 

sábado, 19 de setembro de 2015

Eduard Jakob von Steinle

Falecia a 19 de setembro, em 1886, o pintor austríaco Eduard Jakob von Steinle. Influenciado por Kupelweiser, Cornelius e Overbeck, é considerado um dos derradeiros grandes pintores da escola romântica, tendo criado obras de arte sacra, pinturas históricas e afrescos em diversas capelas e igrejas da Alemanha.
Arte em destaque: Lorelei. 1864. Óleo sobre tela. 211 x 135 cm. © Schackgalerie. ‪#‎Historiadaarte‬ ‪#‎Arte

 

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Anton Rudolf Mauve

Nascia a 18 de setembro em Zaandan (Holanda), em 1838, o pintor realista Anton Rudolf Mauve. Primo de Vincent Van Gogh, o influenciou desde cedo com seu estilo de pintar. Retratou camponeses trabalhando no campo, rebanhos de ovelhas, pessoas e animais ao ar livre.
Arte em destaque: Passeio matinal na praia. 1876. Óleo sobre tela. 45 x 70 cm. © Rijksmuseum Amsterdam. ‪#‎Historiadaarte‬ ‪#‎Arte

William Hazlitt

Falecia a 18 de setembro, em 1830, o escritor, crítico e pintor inglês William Hazlitt. Conhecido pelos ensaios humanistas, Hazlitt iniciou-se cedo na pintura, criando alguns retratos, mas abdicando a carreira de pintor para se dedicar à literatura.
Arte em destaque: Retrato de Charles Lamb. 1804. Óleo sobre tela. © National Portrait Gallery. Londres.
 

Fairfield Porter

Morria a 18 de setembro, em 1975, o pintor e crítico de arte Fairfield Porter. Estudante de Harvard e da Art Student’s Leagues, contribuiu para o desenvolvimento da pintura expressionista abstrata nos Estados Unidos sendo um dos grandes representantes deste estilo.
Arte em destaque: Autorretrato no estúdio. 1968. Coleção particular. EUA. ‪#‎Historiadaarte‬ ‪#‎Arte

Konstantin Kakanias

Nascia a 18 de setembro em Atenas, em 1961, o pintor, ilustrador, escultor, performer e ceramista contemporâneo Konstantin Kakanias. Criou diversas animações divertidas e interessantes guaches retratando com irreverência o mundo da moda.
Artes em destaque: Fotografia de Konstantin Kakanias desenhando. Autoria desconhecida. Guaches sobre papel. 2012 © Konstantin Kakanias. ‪#‎Historiadaarte‬ ‪#‎Arte‬ ‪#‎Konstantinkakanias




segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Alexander von Humboldt: o grande geógrafo

Nascia a 14 de setembro, em 1769, o geógrafo, naturalista, humanista e explorador alemão Alexander von Humboldt. Cientista polivalente, realizou diversas viagens pela Europa, América do Sul, América Central e Ásia, sendo que sua obra Kosmos condensa grande parte do conhecimento científico de sua época com uma descrição física do mundo.
Arte em destaque: Alexander von Humboldt. Autor: Friedrich Georg Weitsch. 1806. Óleo sobre tela. 126 x 92,5 cm. © Old National Gallery. Berlim.

domingo, 13 de setembro de 2015

Andrea Mantegna

Morria a 13 de setembro, em 1506, o pintor e gravador italiano Andrea Mantegna. Um dos grandes mestres do Renascimento na Itália, influenciou artistas como Albrecht Dürer, Leonardo da Vinci e Giovanni Bellini. Considerado um gênio da perspectiva, Mantegna criou importantes afrescos e obras de arte sacra, sendo que sua tradição na decoração de forros foi seguida por mais de três séculos.
Arte em destaque: São Jerônimo Penitente no Deserto. Circa 1448/1451. Têmpera sobre painel. 48 x 36 cm. © Museu de Arte de São Paulo, MASP. Brasil. ‪#‎Historiadaarte‬ ‪#‎Arte

Jan Brueghel, "o Jovem"

Nascia a 13 de setembro na Antuérpia, em 1601, o pintor barroco Jan Brueghel, “o Jovem”. Filho de Brueghel, “o Velho”, recebeu treinamentos de seu pai e criou importantes pinturas de retratos, flores, paisagens, alegorias e arte sacra. Colaborou em obras de Peter Paul Rubens, Henrik van Balen e Josse de Momper.
Arte em destaque: Paraíso. Circa 1620. Óleo sobre carvalho. 59 x 42 cm. © Staatliche Museen Zu Berlin. Alemanha. ‪#‎Historiadaarte‬ ‪#‎Arte

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Gérard de Lairesse

Nascia em 11 de setembro de 1640, o pintor e teórico de arte holandês Gérard de Lairesse. Especializado em temas históricos e mitológicos, foi retratado por Rembrandt. É considerado o derradeiro mestre ilustre da Era de Ouro na Holanda e seus tratados sobre desenhos e pinturas influenciaram fortemente gerações posteriores a sua.
Arte em destaque: Apolo e Aurora. 1671. Óleo sobre tela. 204 x 193 cm. © Metropolitan Museum of Art. EUA. ‪#‎Historiadaarte‬ ‪#‎Arte

Wifredo Óscar de La Concepción Lam y Castilla

Falecia em 11 de setembro em Paris, em 1982, o pintor, escultor e ceramista cubano Wifredo Óscar de La Concepción Lam y Castilla. De influência surrealista e cubista, teve contato com Breton, André Masson, Asger Jorn e Claude Lévi-Strauss. Realizou exposições em Nova York e na Europa, onde recebeu diversos prêmios e reconhecimento pelo seu trabalho.
Arte em destaque: Cuban. 1942. Guache sobre papel. 105 x 85 cm. © Pierre and Maria Gaetana Matisse Foundation. Nova York. ‪#‎Historiadaarte‬ ‪#‎Arte

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Mario Zanini

Nascia em 10 de setembro em São Paulo, em 1907, o pintor Mario Zanini, um dos grandes coloristas da pintura paulista. Participou das três primeiras Bienais Internacionais de Arte de São Paulo e foi membro do Grupo Santa Helena e da Família Artística Paulista. Conheceu Alfredo Volpi, sendo seu colaborador mais assíduo, Francisco Rebolo Gonsales, Manoel Martins, Clóvis Graciano e frequentou o ateliê de George Elpons. Zanini retratou com simplicidade casarios, ruas, personagens como lavadeiras, banhistas e regatas no Tietê, registros de uma São Paulo ainda bucólica.
Arte em destaque: Banhistas. Óleo sobre tela colado sobre Eucatex. 40 x 53 cm. Coleção particular. ‪#‎Historiadaarte‬ ‪#‎Arte

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Pieter Bruegel, o Velho

Em 9 de setembro de 1569 morria em Bruxelas o pintor holandês Pieter Bruegel. Apelidado de “o Velho” para distinguir-se do seu filho mais velho, Bruegel foi um dos mais importantes pintores do século XVI (período cinquecento do renascimento holandês), conhecido por retratar paisagens de natureza e temas ligados aos costumes do campo.
Arte em destaque: Provérbios neerlandeses. 1559. Óleo sobre madeira. 117 x 163 cm. © Gemäldegalerie. Berlim. ‪#‎Historiadaarte‬ ‪#‎Arte