terça-feira, 6 de maio de 2014

Jules-Émile Zingg: um célebre impressionista francês

(Montbéliard, 25 de agosto de 1882 - Doubs, 4 de maio de 1942)

Pintor e designer. Estudou design de relógios antes de ingressar na Escola de Belas-Artes em Besançon, criando belas joias. Foi aluno de Fernand Cormon que, por sua vez, foi professor de Vincent Van Gogh, Toulouse-Lautrec, Henri Matisse, Emile Bernard, Chaim Soutine, Francis Picabia e outros mestres da pintura.
Zingg obteve o segundo lugar no Prêmio de Roma. Impressionista, estudou Cézanne, incorporando sua influência fortemente. Após a I Guerra Mundial, expôs no Salão dos Independentes e no Salão de Outono. A pintura de Zingg é livre, de textura densa e rica. Prevalecem os temas de natureza e a rusticidade do campo.



"Aquan Schaik". Óleo sobre madeira. 39 x 36 cm. Coleção Joviniano Netto, 2011. Brasil.

No vídeo abaixo podem ser vistos outros trabalhos de Zingg expostos no Musée du Château des ducs de Wurtemberg (França) em março de 2014 e são constatados traços comuns da identidade pictórica entre suas pinturas. Em acervos públicos, seus trabalhos podem ser encontrados no Musée d'Art Moderne de Paris, Musée de la Ville de Paris, museus de Besançon e Montbéliard. É provável que a obra acima tenha passado pela Sotheby's da Holanda, como pude verificar com o então diretor Jim van der Meer Mohr em contato por e-mail em 2011, ano da aquisição. Há na obra o endereço de sua galeria em Amsterdã.
De todas as obras impressionistas que eu conheço, incluindo as de seus colegas citados no presente texto, esta é uma das minhas preferidas. Além de ter marcado uma época em que eu iria morar na Holanda, é enriquecedor tê-la no meu acervo de artes por diversas razões. Futuramente pretendo colocá-la à venda com a condição contratual de que não seja restaurada. A obra encontra-se na Universidade de São Paulo e está registrada no Cadastro Nacional de Negociantes de Obras de Arte e Antiguidades, do IPHAN. Para mais informações, envie um e-mail para joviniano@alumni.usp.br com o título ZINGG.