domingo, 28 de outubro de 2012

Os fragmentos de Floresta Estacional Semidecidual e a biodiversidade de Brotas - SP

Ainda são poucos os estudos detalhados sobre a fauna e flora das florestas estacionais semideciduais que existem no centro do Estado de São Paulo. Essas florestas, que constituem a vegetação típica da Mata Atlântica, da mesma maneira que o Cerrado paulista, encontram-se altamente fragmentadas devido às diversas formas de uso e perturbações que vêm sofrendo ao longo dos anos.

Num primeiro momento, a partir de um olhar mais atento, constata-se que em remanescentes da região nordeste de Brotas é constante a presença de diversas trepadeiras lenhosas, de caules extensos, epífitas que encontram nas árvores um vasto suporte para se desenvolverem, podendo interferir na dinâmica natural da floresta de maneira positiva.

Devido aos chamados “efeitos de borda”, são diversos os fatores que passam a atuar nesses fragmentos florestais. Fatores como maior incidência de luz, clareiras e abundante disponibilidade de suportes contribuem para o aumento das trepadeiras nas florestas estacionais semideciduais. Por apresentarem crescimento mais rápido que as espécies arbóreas, as trepadeiras dominam as copas das árvores e o conhecimento da dinâmica desses vegetais faz-se necessário no estudo do manejo florestal devido à importância ecológica que representam. Verifica-se na figura 1, exemplo de fragmento florestal coberto por trepadeiras.

No interior dessas florestas é grande a diversidade biológica. A maior parte dos estudos sobre a distribuição e estrutura da tipologia vegetal tem focado nas espécies arbóreas e/ou arbustivas, contribuindo assim para a caracterização vegetal geral. Por meio destes estudos vêm sendo conhecidas a composição das espécies, a organização, a ecologia e a classificação das comunidades.

Dentre as espécies verificadas in loco, pôde-se constatar a presença de diversas árvores da família da bignoniacea, como por exemplo, o jacarandá-branco (Dalbergia brasiliensis) e o ipê-amarelo (Tabebuia Alba), da família da bombacaceae, como a paineira (Ceita speciosa) e da família da Lecythidaceae, como por exemplo, jequitibás brancos e rosas; este último, conhecido como árvore-símbolo do Estado de São Paulo. Além das trepadeiras e das espécies arbóreas mencionadas, a presença de orquídeas terrestres é constante, especialmente da Oeceoclades maculata, conforme flor pode ser verificada na figura 2. O solo no interior das florestas estacionais semideciduais é coberto por uma camada de matéria orgânica composta basicamente por folhas, raízes e troncos em decomposição.

Cabe ressaltar que esses fragmentos florestais existentes no nordeste do município de Brotas nem sempre vêm sendo conservados da maneira mais adequada. Muitas das espécies de flora, como as mencionadas acima, correm sérios riscos de extinção devido aos desmatamentos que vêm acontecendo – ainda que de maneira sutil - para dar lugar às monoculturas de eucalipto, pinus e cana-de-açúcar.

É comum na região em foco, encontrar árvores cortadas no interior da mata e trilhas mal planejadas, como diversas vezes pude verificar. Segundo relatos de moradores, a caça de animais silvestres é uma prática que vem acontecendo de maneira velada, o que se constitui em crime contra a fauna silvestre.
Por formar um mosaico paisagístico com biomas diversos (i.e. Cerrado em suas várias formas), a região apresenta grande variedade de animais que permeiam os remanescentes de floresta estacional semidecidual, utilizando-o frequentemente como corredores ecológicos e suporte para sua sobrevivência.

Devido a grande quantidade de biodiversidade existente, que do alto faz lembrar uma “colcha de retalhos”, podem ser encontradas isoladamente nas bordas da floresta, árvores e plantas que são típicas do Cerrado, o que faz com que a observação seja ainda mais interessante.
Foi constatada e registrada a presença de diversas aves e mamíferos na região.

Salienta-se que as espécies fotografadas estão longe de representar a vasta gama de biodiversidade existente na região e que, segundo relatos de moradores da zona rural de Brotas, vivem por ali: emas, onças-pardas, jaguatiricas, lobos-guarás, cobras e répteis variados, além de inúmeros outros pássaros.